segunda-feira, 22 de agosto de 2016

                            
                 
        

Colegiado de Literatura realizou 1ª Reunião Ordinária



A 1ª Reunião Ordinária do Colegiado Setorial de Literatura 2016 aconteceu nesta quarta-feira, 3 de agosto, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O encontro teve como pauta a construção das metas do Plano Setorial de Literatura, já homologado pelo Conselho Estadual de Cultura e que tem como objetivo estabelecer diretrizes de políticas públicas que atendam às necessidades da classe literária nos próximos dez anos.

A reunião contou com a participação de representantes do Colegiado, caso do seu presidente, Jorge Carrano, e representantes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), como a diretora Fernanda Tourinho. O encontro teve transmissão ao vivo para os pontos do IAT nos municípios de Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Segundo Jorge Carrano, montar as metas é o que há de mais urgente para dar autonomia e visibilidade aos autores baianos. “A importância disso é a inserção do autor no universo autoral, editorial e na execução de suas obras nos espaços educacionais. Discutir isso, transversalizar e fazer acontecer”, disse. Ainda segundo Carrano, o estado da Bahia tem produzido diversas atividades culturais e no âmbito literário nos últimos 15 anos, “o que falta é a gente transformar isso em Lei”.

Representando o Colegiado também estiveram na reunião: o vice-presidente, Calor Souza; Marly Caldas, representante do município de Feira de Santana; Nancy Ferreira, professora adjunta do Instituto de Letras da Ufba; e o escritor Alberto Marlon, que participou via videoconferência do IAT de Vitória da Conquista.

Também estiveram presentes, representando a Fundação Cultural do Estado da Bahia, a diretora das artes, Maria Iris Silveira; o relações institucionais , Kuka Matos; Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura, com o assessor de Literatura, Ramon Paranhos. Mariângela de Mattos, diretora do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, dentre outros, também participou.


Foto: Tomaz Neto

(notícia publicada originalmente em http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2016/08/12418/Colegiado-de-Literatura-realizou-1a-Reuniao-Ordinaria.html)