quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

                            
                 
        

Colegiados de Audiovisual e de Música debatem ações

Foto: Tomaz Neto
Foto: Tomaz Neto
Encontros marcaram a segunda reunião dos setores, nesta terça, 24.11,
na sede do Conselho Estadual de Cultura
Representantes da sociedade civil e do poder público do Audiovisual e da Música se encontraram nesta terça (24.11), para a segunda reunião dos seus respectivos colegiados. Os encontros, simultâneos, aconteceram na sede do Conselho Estadual de Cultura.
A diretora das Artes, Lia Silveira, na condição de representante da direção da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), falou sobre as atividades executadas deste ano, a realidade orçamentária da Fundação, como também a necessidade de videoconferências para maior diálogo por membros da sociedade civil do interior.
Kuka Mattos, assessor de relações institucionais da FUNCEB, esclareceu aos presentes a necessidade de elaboração das metas dos planos setoriais a curto, médio e longo prazo, para acelerar a execução das atividades e também reforçou a necessidade de reuniões virtuais, além da importância da articulação dos colegiados para a Política Nacional das Artes.
Audiovisual
O Colegiado Setorial do Audiovisual já possui 13 metas em elaboração. Entre elas, estão aumentar em 40% o recurso para o Audiovisual e implantar um Instituto do Audiovisual, ambas até 2017.
Da Diretoria do Audiovisual (Dimas) da FUNCEB, compareceram Roque Araújo e Alessandra Pastore. Da sociedade civil, Elson Rosário (Salvador), Manuel Adolfo Gomes (Salvador), Luiza Oliveira (Vitória da Conquista), Juarez Fonseca (Porto Seguro), Sérgio Silva (Vitória da Conquista) e Victor de Aziz (Itabuna).
Música
Membros do Colegiado Setorial de Música leram conteúdos do SESC (Serviço do Comércio) que tratam sobre Políticas Culturais e critérios de contratação artística da instituição, para fins de debates e esclarecimentos. Para Bruno Maiky, criador da rede musical SOMUS, é importante que artistas se apropriem das discussões: “A participação da rede e de toda classe artística nos processos das políticas do governo é fundamental”.
O Programa Mapa Musical da Bahia e a Teia Nacional (que acontecerá em Salvador, em maio do ano que vem), também foram assuntos da reunião do Colegiado Setorial de Música, que conta também com representante do escritório Bahia Criativa no turno da tarde.
Da Coordenação de Música da FUNCEB estavam presentes Alessandra Pamponet (coordenadora), Cristiane Lelecrodi, Pedro Canuto e Lorena Passos. Representando a sociedade civil, participaram Marlus Andrade e Letto Nicolau, ambos membros de filarmônicas, Geysa Borges e Bruno Maiky, da rede SOMUS, e os agentes da música Gilmar Dantas e Thiago Carvalho.