terça-feira, 12 de agosto de 2014

                            
                 
        

FUNCEB realiza reunião organizadora das eleições do segundo mandato dos Colegiados Setoriais da Bahia

Comunidade artística vai eleger os novos grupos de representação social dos setores de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro

Nesta quarta e quinta, dias 13 e 14 de agosto, das 9 às 18 horas, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA), será realizada a primeira reunião da comissão organizadora das eleições do segundo mandato dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia. Articulado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o processo vai possibilitar a formação de novos grupos representativos de cada linguagem artística (Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro), para atuação no biênio de 2015-2016, assumindo o papel de orientar e respaldar decisões políticas, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público.

Instituídos pela primeira no estado em 2012 e cumprindo mandato em 2013-2014, os Colegiados Setoriais estão previstos na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 22 de novembro de 2011). A sua consolidação é uma conquista da comunidade artística e de toda a sociedade civil baiana, como um importante passo para o desenvolvimento das políticas culturais do estado. As novas eleições vão garantir a continuidade de um trabalho que vem articulando os agentes culturais e fortalecendo sua representatividade no campo político.

Em breve, o cadastramento de eleitores e candidatos será iniciado, através de plataforma virtual que será disponibilizada na internet, e cidadãos dos 417 municípios da Bahia, que atuam nas áreas técnico-artísticas, poderão participar das eleições.